Vaca louca: Brasil suspende exportação de carne bovina para a China

Ouça o Áudio Abaixo:

As exportações de carne bovina brasileira para a China estão suspensas a partir desta quinta-feira (23). A doença apareceu numa pequena propriedade em Marabá num animal macho de nove anos, idade considerada avançada para bovinos. Ele era criado em pasto, sem ração. A fazenda foi isolada, inspecionada e interditada preventivamente pelo governo estadual e a carcaça do animal foi incinerada.

Os últimos casos de vaca louca registrados no Brasil ocorreram em 2021, em Minas Gerais e no Mato Grosso. 

Importante destacar que, até hoje, o Brasil não registrou casos clássicos de vaca louca, provocados pela ingestão de carnes e pedaços de ossos contaminados.

Só detalhando o que é o mal da vaca louca: também chamada de encefalite espongiforme bovina, é uma doença degenerativa, causada por um príon, uma molécula de proteína sem código genético. Essa proteína modificada consome o cérebro do animal, que fica parecido com uma esponja. Além de bois e vacas, ela acomete búfalos, ovelhas e cabras.

Para os humanos, ela ocorre quando há o consumo de carne e subprodutos dos animais contaminados. Aí ocorre a encefalopatia espongiforme transmissível.

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br

Deixe uma resposta