Esporte paralímpico inicia 2023 de olho em vagas para Jogos de Paris

Ouça o Áudio Abaixo:

Em 2022, as seleções de vôlei sentado feminino e goalball masculino garantiram as primeiras 18 vagas para atletas brasileiros na Paralímpiada de Paris: 12 no vôlei e seis no goalball.

Os Campeonatos Mundiais de tiro com arco, futebol de cegos, paracanoagem, remo, tiro esportivo, natação e atletismo terão mais de 1,1 mil vagas em disputa para Paris. Vale lembrar que elas pertencem aos países, cabendo ao respectivo comitê paralímpico nacional definir os critérios para convocação dos atletas para 2024.

Em sete modalidades, os Jogos Parapan-Americanos de Santiago (Chile), também serão classificatórios: tiro com arco, futebol de cegos, remo, tiro esportivo, bocha, goalball e rugby em cadeira de rodas.

No caso do goalball, apenas o título interessa à seleção feminina do Brasil, para não ter que depender de uma repescagem internacional.

O calendário do ano ainda prevê Mundiais de tênis, basquete e esgrima em cadeira de rodas, halterofilismo, paraciclismo e paratriatlo.

A meta do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) é ter cerca de 250 atletas representando o país na França. Seria a maior delegação brasileira em uma Paralímpiada no exterior.

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br

Deixe uma resposta