Ciclone em Santa Catarina afetou cinquenta cidades no estado

Depois da passagem de um ciclone que tirou mais de cinquenta pessoas de casa e provocou alagamentos e destelhamentos, em cinquenta cidades de Santa Catarina, o tempo começa a firmar no estado, até o fim de semana. Segundo a previsão do INMET, Instituto Nacional de Meteorologia, o sol volta a aparecer na região Sul do país, mas as temperaturas seguem baixas.

É o que explica a meteorologista do INMET, Nayane Araújo. Segundo ela, apesar das temperaturas baixas, no Sul, o ciclone que atingiu a região se afastou da costa e subiu para a região Sudeste do país. Agora, é esperar o tempo firmar.

Segundo ela, o ciclone levou fortes ventos para o continente, incluindo o litoral de São Paulo e Rio de Janeiro, nesta madrugada. No forte de Copacabana, na capital fluminense, e em Arraial do Cabo, o INMET registrou ventos superiores a 90 km/h. Além disso, a meteorologista conta que a queda na temperatura em várias partes do Brasil tem ligação com a frente fria que se formou muito perto do continente, o que é incomum.

A menor temperatura registrada pelo INMET, no Brasil, até a manhã de hoje, foi na cidade de Ituverava, interior de São Paulo. Por lá, os termômetros registraram menos de 2ºC.

Com o deslocamento do ciclone para o espírito Santo, mesmo que com menos força, o INMET fez o alerta de perigo, com a previsão de ventos fortes no litoral do estado, entre hoje e amanhã.

Nesta quinta-feira (11), a Defesa Civil de Santa Catarina, onde o estrago provocado pelo ciclone foi maior, emitiu alerta de inundação gradual na cidade de Rio Negrinhos. A orientação é não dirigir em locais alagados, afastar crianças de rios e não passar por pontes submersas em rios cheios. Qualquer ocorrência deve ser comunicada pelos telefones 193 ou 199.

Fonte:https://agenciabrasil.ebc.com.br

Deixe uma resposta