Vice-governadora de Santa Catarina e ministra participam de inauguração da maior unidade industrial de processamento de suínos do país

Vice-governadora de Santa Catarina e ministra participam de inauguração da maior unidade industrial de processamento de suínos do país

A vice-governadora do estado de Santa Catarina Daniela Reinehr participou na tarde desta terça-feira, 15, em Chapecó, da cerimônia que inaugurou a ampliação do Frigorífico Aurora Chapecó 1 (Fach1), integrante do conglomerado agroindustrial Cooperativa Central Aurora Alimentos, que se torna a maior unidade industrial de processamento de suínos do Brasil. A Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, e o secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Ricardo de Gouvêa, também prestigiaram a solenidade. 

“A ampliação do frigorífico mostra a força do trabalho de nossa gente e a importância do agronegócio catarinense. Representa também a ampliação de oportunidades de empregos e desenvolvimento econômico e social para nosso estado. O que vemos aqui é mais uma importante vitória do cooperativismo de Santa Catarina, um modelo de negócio que já executamos muito bem e que serve de exemplo. Isso nos enche de orgulho”, afirmou a vice-governadora.

Os investimentos de R$ 268 milhões permitiram dobrar a capacidade de abate de suínos da unidade para 10 mil cabeças por dia, empregando cerca de 5,5 mil trabalhadores. O Fach 1 é a única unidade brasileira que exporta carne suína in natura para os Estados Unidos. Também está habilitada para importantes mercados, como China, Hong Kong, Japão, Coreia do Sul e Chile, totalizando cerca de 20 países.

Segundo a ministra Tereza Cristina, o cooperativismo é uma maneira exemplar de se produzir, e o modelo praticado em Santa Catarina deveria ser replicado em todo o território nacional.

“É um sistema justo, que possibilita a igualdade social. Viemos aqui em uma hora em que o país tem muitas oportunidades, especialmente relacionadas a proteínas animais, e Santa Catarina está na vanguarda disso. O Brasil que nós todos queremos que dê certo está aqui hoje. E todos precisam saber o tamanho do nosso agronegócio no mundo, a importância que temos na alimentação de bilhões de pessoas”, disse. 

Assinatura de Acordo

No final da solenidade, foi assinado um acordo de cooperação técnica entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), como objetivo de efetivar a implementação de ações de promoção da intercooperação de cooperativas, no âmbito do programa Brasil Mais Cooperativo.

Fonte: https://www.sc.gov.br

Deixe uma resposta