Município de Governador Celso Ramos adquire 200 testes rápidos de COVID-19 e espera receber mais 800

Município de Governador Celso Ramos adquire 200 testes rápidos de COVID-19 e espera receber mais 800
Prefeitura fez compra de 1 mil kits. 200 testes recebidos serão destinados aos profissionais da saúde e para testar casos suspeitos registrados no município. 800 restantes chegarão nas próximas semanas.

200 testes rápidos para detectar o Novo Coronavírus (Covid-19) foram recebidos esta semana pela Prefeitura de Governador Celso Ramos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento. A prefeitura realizou a compra de 1 mil kits com recursos próprios, e aguarda a chegada dos 800 restantes nas próximas semanas. Os testes foram adquiridos para facilitar a confirmação da infecção em pacientes com sintomas no município.

A informação foi divulgada pelo prefeito Juliano Duarte Campos, por meio de uma transmissão ao vido nas redes sociais, através das páginas da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Saúde e Saneamento. De acordo com o chefe do executivo, os kits foram comprados para reforçar as medidas e ações de prevenção e combate ao coronavírus no município.

Campos explicou que os testes serão aplicados primeiramente nos profissionais das equipes de saúde que atendem no município. Para o prefeito “é importante ter uma equipe de saúde preparada e em condições de trabalho [para atender à população]”. Na fase seguinte, a vigilância epidemiológica municipal aplicará os testes de confirmação em casos suspeitos já registrados na cidade. Esses exames serão feitos nas residências dos pacientes.

Os kits adquiridos pela Prefeitura Municipal são de testagem rápida, em que uma gota de sangue é coletada do paciente para verificação e o resultado sai dentro de 10 a 30 minutos. Isso possibilitará uma testagem ampla, o que dará ao puder público estimativas atualizadas do número de pessoas com o Novo Coronavírus no município, informação que poderá definir a adoção de novas medidas para enfrentar a pandemia por parte dos órgãos municipais.

De acordo com o último Boletim Oficial de Casos Sobre Monitoramento divulgado pela Secretaria de Saúde em 05 de abril, Governador Celso Ramos tem três casos confirmados para a Covid-19 e registra 114 casos suspeitos em monitoramento.

Além dos kits, o município também adotou outras iniciativas de combate à pandemia, como a aplicação da vacina contra gripe nas residências dos pacientes, sanitização frequente de unidades de saúde e a criação do Alô Saúde GCR, um serviço de atendimento por telefone 24h, desenvolvido para que moradores possam tirar suas dúvidas, evitar deslocamentos desnecessários e relatar sintomas da doença. O Alô Saúde GCR funciona nos números: (48) 3039 8827, (48) 3039 8543 e (48) 3039 8879.

Fonte: https://www.governadorcelsoramos.sc.gov.br/

Deixe uma resposta