Secretaria de Saúde de Governador Celso Ramos divulga boletim semanal com informações sobre o coronavírus no município

Secretaria de Saúde de Governador Celso Ramos divulga boletim semanal com informações sobre o coronavírus no município
Dados apresentados são de pacientes que ligaram para a central de atendimento ou receberam avaliação clínica e que foram notificados à vigilância epidemiológica como casos suspeitos.

A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Governador Celso Ramos divulgou na tarde de segunda-feira (30/03) o boletim semanal que apresenta dados sobre casos suspeitos do Novo Coronavírus (Covid-19) monitorados pela vigilância epidemiológica municipal. A publicação segue orientações e protocolos do Ministério da Saúde e é alimentada com informações de pacientes que ligaram para a central de atendimento ou receberam avaliação clínica presencial e que foram notificados como casos suspeitos à vigilância epidemiológica.

De acordo com o boletim, o município registra 100 casos suspeitos em monitoramento, 11 exames que deram negativos após análises clínicas, dois casos descartados por testes e um caso confirmado de Covid-19.

A publicação anterior, divulgada em 25 de março, apresenta 89 casos em monitoramento, 7 descartados por protocolos clínicos e outros dois que foram negativados. O primeiro boletim, de 20 de março, tem apenas 50 casos em monitoramento.

Para a Secretaria de Saúde, a diferença entre os números dos boletins é explicada pelo aumento, nas últimas semanas, do número de pessoas com sintomas como febre, coriza, tosse, falta de ar que procuraram atendimento presencial nas unidades de saúde ou por meio de ligação para o serviço Alô Saúde GCR, a central de atendimento criada do município.

A pasta, entretanto, explica que pessoas com esses sintomas somente são considerados casos suspeitos de Covid-19 após avaliação clínica e notificação enviada à vigilância sanitária pelo profissional que fez o atendimento – nesse processo também há o encaminhamento de exames para confirmação da doença. Os casos com exames negativados saem da contagem e são classificados como descartados ou excluídos.

A boa notícia é que o único caso confirmado de Covid-19 no município, registrado no último boletim, foi importando de outra cidade.

Em Governador Celso Ramos ainda não há transmissão comunitária, que ocorre quando a vigilância sanitária municipal não consegue descobrir quem foi o primeiro paciente responsável pela contaminação.

Essa situação contribui para a realização de medidas efetivas de tratamento do paciente e isolamento das pessoas com quem manteve contato, e facilita o controle do contágio da doença no município.

Fonte: https://www.governadorcelsoramos.sc.gov.br/

Deixe uma resposta