Professores procuram se informar sozinhos sobre ferramentas de ensino e inovações tecnológicas

Professores procuram se informar sozinhos sobre ferramentas de ensino e inovações tecnológicas

A capacitação de professores para o uso de novas tecnologias é um dos desafios enfrentados no dia a dia das escolas. De acordo com pesquisa TIC Educação, do Comitê Gestor da Internet no Brasil, divulgada nesta terça-feira (16), 92% dos professores de escolas públicas e 86% das escolas particulares buscam, sozinhos, se informar sobre novos recursos que podem servir como ferramentas de ensino ou inovações tecnológicas.

Vídeos e tutoriais online são alguns dos recursos usados. A pesquisa mostra ainda que o descompasso nessa capacitação já vem da formação do professor, ainda na universidade.

A coordenadora da pesquisa TIC Educação, Daniela Costa, destacou a necessidade de dar mais atenção à formação de professores para o uso de tecnologias:

Outro gargalo apontado pela pesquisa é a infraestrutura das escolas para ensinar sobre tecnologias, já que faltam computadores e acesso à internet.

O estudo mostra que 51% dos professores de escolas públicas e 44% de particulares tiveram que usar o próprio 3G ou 4G em atividades pedagógicas.

O acesso é ainda mais crítico nas escolas rurais, onde 52% dos responsáveis pelos centros de ensino dizem que os professores levam o próprio dispositivo para desenvolver atividades com os alunos.

Na semana passada, o MEC divulgou o Compromisso Nacional pela Educação Básica, que tem entre as prioridades a formação dos professores da educação básica. O documento também aponta um projeto para a ampliação de conexão de escolas rurais à internet via satélite.

A 9ª edição da pesquisa TIC Educação foi realizada em todo o país com mais de 11 mil estudantes do 5º e 9º ano do ensino fundamental e do 2º ano do ensino médio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *