Primavera chega com temperaturas altas e chuvas irregulares, prevê Climatempo

Toda mudança de estação traz aquela vontade de reabrir as janelas da vida e começar um novo ciclo. Fazer tudo diferente é bem melhor.

A primavera parece o momento ideal para isso. Esse ano ela começou exatamente às 4h50 desta segunda-feira (23).

É quando acontece o Equinócio, de mesmo nome da estação. O Sol cruza a linha do Equador e ilumina tanto o Hemisfério Sul, quanto o Norte.

O astrônomo Thiago Gonçalves lembra que é uma boa oportunidade para se reconectar com os mistérios do universo e os desafios da ciência.

“É importante cuidar da terra, cuidar do meio ambiente e cuidar do nosso lugar nesse universo, porque até agora a gente ainda não encontrou nenhum outro planeta com Primavera ou não que a gente pudesse habitar. Então é importante cuidar do nosso planeta.”

E o que podemos esperar nas próximas semanas? Calor acima da média e chuvas irregulares, concentradas na Região Sul.

O El Niño perdeu força em agosto e as águas do Atlântico ficaram abaixo da temperatura esperada para que as frentes frias avancem pelo país. E isso gera irregularidade das chuvas.

É o que explica Graziella Gonçalves, meteorologista do Climatempo.

“Quando chega essa umidade desorganizada, atinge locais onde a temperatura está alta.”

Então, o jeito é sair de casa com roupas leves, garrafinha com água, guarda-chuva e coragem. A atenção deve continuar redobrada com os incêndios florestais.

A boa notícia é que até dezembro as chuvas tendem a aumentar. Vamos torcer para que não nos faltem flores e água para refrescar.

Fonte: Por Juliana Cézar Nunes | EBC

Primavera chega com temperaturas altas e chuvas irregulares, prevê Climatempo

Deixe uma resposta