Município de Governador Celso Ramos chega ao registro de 19 casos de COVID-19: 12 estão curados e 7 em tratamento

Município de Governador Celso Ramos chega ao registro de 19 casos de COVID-19: 12 estão curados e 7 em tratamento
36 suspeitas continuam em monitoramento. Dados são do boletim semanal da vigilância epidemiológica municipal.

A prefeitura de Governador Celso Ramos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, divulgou na tarde desta terça-feira (28/04) o novo boletim semanal da vigilância epidemiológica que atualiza os dados da Covid-19 registrados. A publicação tem o objetivo de fornecer informações à população sobre a evolução do Novo Coronavírus no município. Desde o início da coleta de dados, em março, com confirmação do primeiro caso em 31 daquele mês, até esta segunda-feira (27/04), a vigilância epidemiológica investigou o número total de 200 pessoas e confirmou 19 casos.

Dos 19 casos confirmados, 12 são pacientes curados (finalizaram a quarentena), que é quando o paciente se recupera e não transmite mais o vírus por via aérea, pois criou anticorpos suficientes para a recuperação, e sete ainda estão em tratamento (isolamento domiciliar). Do total de positivados, 8 (42,10%) são homens e 11 (57,90%) são mulheres. A média de idade é entre 26 e 56 anos.

Todos apresentaram estado saúde estável, sem maiores complicações e não houve a necessidade de encaminhamento para internação hospitalar. Os positivados recebem acompanhamento das equipes de saúde e orientação de psicólogos para manter o isolamento, continuar com cuidados necessários e manter a tranquilidade durante a quarentena.

Ainda segundo o último boletim, 36 casos continuam em monitoramento, 55 foram descartados clinicamente e 90 suspeitas excluídas por meio de testes de diagnóstico. Não há registros de mortes e mortes em investigação por Covid-19 no município.

Para a Secretaria de Saúde, uma das medidas que explica os números é ampliação de testes para detectar a doença. Nas últimas semanas, a prefeitura municipal fez a compra de 1 mil kits de testes e destinou uma parte para a testagem dos profissionais de saúde e outra para verificar os casos suspeitos monitorados. Esses testes permitiram investigar e cercar o foco de casos suspeitos, ajudando a diminuir a fila de espera para testagem da doença.

Com isso foi possível confirmar novos casos positivos, 14 nos últimos dias, frente aos cinco registrados em 17 de abril – totalizando 19 casos positivados, de acordo com os dados da vigilância epidemiológica. A ampliação dos testes também possibilitou o movimento de queda no número de casos suspeitos em monitoramento nas últimas semanas e o aumento nos índices de suspeitas descartadas e excluídas.

Enfrentamento à Covid-19

No município, para dar combate ao coronavírus o poder público está atuando em diversas frentes de batalha. Além da ampla testagem das suspeitas, a Secretaria de Saúde criou uma comissão formada por médicos e técnicos da saúde que direcionaram seus esforços para agir de imediato àqueles casos que apontam necessidades de testes e assim fazer o cerco de vigilância e monitoramento 24 horas, na tentativa de zerar o número de suspeitas e tratamento dos casos confirmados.

Nos bairros, um destacamento foi preparado para avançar o processo de sanitização dos locais de maior circulação de pessoas. A estimativa é que essa operação de proteção à população seja concluída esta semana.

Outro grupo de combatentes está intensificando, com a Vigilância Sanitária, a conscientização junto ao comércio, para que se cumpram as medidas de segurança. O objetivo dessa força é informar é transformar a própria população em fiscais na tarefa de proteger.

A estratégia ainda contempla continuar a assistência à população nos casos urgentes e emergenciais em odontologia, fisioterapia e outras especialidades. Para isso, médicos e demais profissionais da saúde receberam materiais especiais de proteção e as unidades de saúde adotaram atendimento diferenciado, como canais para telefonemas, sempre com a preocupação de evitar aglomeração.

Além disso, foi criado o canal de atendimento Alô Saúde GCR, para tirar dúvidas, orientar e realizar um primeiro atendimento por telefone.  O município também estuda distribuir máscaras e um tubinho de gel à população, com critério de escala social como prioridade, também como parte da estratégia de batalha.

Aliados nessa batalha 

Nesse cenário, para que sejamos vencedores, é necessário que todos se esforcem para adotar medidas simples para evitar o contágio da Covid-19.

A arma mais eficiente é o isolamento social. Todos devem ficar em casa, só saindo de casa se for necessário, principalmente quando o munícipe pertencer aos grupos de risco.

Em casa, os novos hábitos são a lavagem das mãos com frequência e uso do álcool em gel. Se precisar sair de casa, use máscara.

Alô Saúde GCR

Para orientar moradores, tirar dúvidas e fazer um primeiro atendimento por telefone, foi desenvolvido o serviço 24h Alô Saúde GCR, que funciona nos números: (48) 3039 8827; (48) 3039 8543 e (48) 3039 8879.

BOLETINS ANTERIORES SOBRE CASOS EM MONITORAMENTO.

Fonte: https://www.governadorcelsoramos.sc.gov.br/

Deixe uma resposta