Inmet: chuva e frio devem atingir maior parte do país até domingo

Inmet: chuva e frio devem atingir maior parte do país até domingo

A quinta-feira (4) amanheceu mais fria em todo o país. Na Região Sul foram registradas temperaturas abaixo de 0 graus Celsius (0ºC), nas primeiras horas da manhã. Principalmente nas cidades do extremo sul, que fazem fronteira com o Uruguai.

E o frio vai aumentar! Até domingo (7), poderá fazer -5ºC na região serrana.

Isso tudo por causa da formação de uma massa de ar seco intensa, vinda das regiões mais frias, que se choca com o calor vindo do Equador.

As partes mais atingidas são a Região Sul, que vem avançando pelas regiões Sudeste e Centro-Oeste, chegando até o Norte do país.

Em São Paulo choveu depois de quase um mês de tempo seco. Pela manhã, houve quase 30 pontos de alagamento.

De acordo com o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Heráclio Alves a previsão é que as chuvas permaneçam intensas em São Paulo e na maior parte do período.

No Rio de Janeiro, o Sistema Alerta Rio informou que na capital haverá aumento da intensidade dos ventos, com possíveis rajadas e pancadas de chuvas, de moderadas a fortes.

E nesse clima é essencial manter-se agasalhado e ter uma atenção especial com as pessoas mais vulneráveis, como doentes, moradores de rua, idosos e crianças.

Além disso, é importante lavar as mãos com frequência para evitar gripes, resfriados e pneumonia, que são mais endêmicas neste período.

Repórter:  Evelyn Cabral | EBC

Deixe uma resposta