Desemprego diminui e Santa Catarina se consolida com o melhor índice do Brasil

Desemprego diminui e SC se consolida com o melhor índice do Brasil

O segundo trimestre de 2019 encerrou com mais um dado positivo para Santa Catarina: o desemprego recuou e o Estado se consolidou com o menor índice do Brasil.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 6% dos catarinenses estão desempregados, metade da taxa nacional.

O índice é 1,2 % menor do que o registrado nos três primeiros meses do ano, quando 7,2% da força de trabalho estava desocupada.

Depois de Santa Catarina estão: Rondônia, com 6,8%, e Rio Grande do Sul, com 8,2% de desempregados.

Para o governador Carlos Moisés, a queda no desemprego é reflexo da confiança na economia do Estado.

O IBGE também divulgou outros dados positivos sobre Santa Catarina. É o Estado com menor percentual de pessoas desalentadas, que desistiram de procurar trabalho: apenas 0,9%. Também detém o menor índice de subutilização da força de trabalho: apenas 10,7% dos trabalhadores são considerados “subocupados”, que trabalham menos horas do que gostariam.

Entre os empregados na iniciativa privada, o Estado tem o maior índice de formalidade: 87,6% dos trabalhadores têm carteira assinada.

Além dos números positivos do IBGE, Santa Catarina também gerou 49,8 mil postos de trabalho formais no primeiro semestre, 48% a mais que no mesmo período de 2018, de acordo com o Ministério da Economia.

REPORTAGEM: FABIANA DE LIZ | PRODUÇÃO: SERVIÇO DE RÁDIO DA SECRETARIA DE ESTADO DA COMUNICAÇÃO DE SANTA CATARINA
Desemprego diminui e Santa Catarina se consolida com o melhor índice do Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *