Casos de sarampo aumentam 30% em 15 dias no estado de São Paulo; vacinação foi reforçada

Casos de sarampo aumentam 30% em 15 dias no estado de São Paulo; vacinação foi reforçada

A esposa do analista de sistemas Victor Rocha Lima trabalha na área da saúde e hoje cobrou dele que se vacinasse contra o sarampo num dos postos de atendimento volante.

A campanha de vacinação contra o sarampo segue no estado de São Paulo com o reforço de postos volantes nas estações de metro e trens. Na estação Butantã do metrô, o posto de vacinação abriu às 10h e, mesmo antes de abrir, já estava com uma grande fila.

O designer Marcelo Henrique de Paula, de 23 anos, soube da campanha através de amigos e procurou se informar para ver qual era o posto mais próximo de seu trajeto.

E é realmente necessário se vacinar, conforme falou Marcelo Henrique de Paula porque o número de casos confirmados de sarampo subiu para 633, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde. No balanço anterior, de 17 de Julho, haviam no estado 484 casos. E grande parte, de três dos quatro casos de sarampo são na capital paulista. Para se ter uma ideia do avanço da doença neste ano, em 2018, houve somente 5 casos.

Dessa forma, o governo do estado tem reforçado a campanha de vacinação focando nos jovens e adultos entre 15 a 29 anos na capital e na região da grande São Paulo. A meta é vacinar 4,4 milhões pessoas dessa faixa etária. No momento, quase 800 mil pessoas foram imunizadas no estado.

O sarampo é uma doença infecciosa provocada por vírus e transmitida pelo ar, por isso é extremamente contagiosa, e o meio de prevenção mais eficaz é a vacina. Os sintomas da doença são febre alta, dor de cabeça, coriza, tosse e manchas vermelhas no corpo. E, em casos mais graves, pode causar diarreia e broncopneumonia.

A relação dos postos volantes em estações de trem e metrô da capital pode ser encontrada nos sites: metro.sp.gov.br, viamobilidade.com.br e cptm.sp.gov.br. A campanha com os postos de vacinação volantes vai até o dia 16 de Agosto. A relação de postos de saúde, por sua vez, pode ser encontrada no site das prefeituras. Em São Paulo, o endereço é capital.sp.gov.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *