GOVERNADOR CELSO RAMOS PROMOVE CAMPANHA DE CASTRAÇÃO GRATUITA

GOVERNADOR CELSO RAMOS PROMOVE CAMPANHA DE CASTRAÇÃO GRATUITA
Pets precisam estar em jejum de 8 horas de alimentos sólidos e 4 horas para líquidos. Expectativa é de atender a 100 animais (cães e gatos).

A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento e o Centro de Bem Estar Animal de Governador Celso Ramos realizarão no próximo domingo (01/03) uma campanha de castração gratuita de cães e gatos. A ação será no Ginásio Municipal, no bairro Calheiros, a partir das 8h da manhã, com atendimento por ordem de chegada. Aproximadamente 100 animais (cães e gatos) serão atendidos.

A iniciativa tem o objetivo de ajudar moradores a castrar seus animais de estimação e reduzir o aumento da população de animais que acabam sendo abandonados no município.

No dia da campanha, haverá uma unidade móvel equipada para fazer cirurgias simultâneas e médicos veterinários do Projeto Castração Social, de São José, empresa contratada pela prefeitura municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, para realização dos procedimentos.

Para ter acesso ao serviço, os donos precisavam cadastrar seu pet previamente na Secretaria de Saúde, em Calheiros, ou no Centro de Bem Estar Animal, no bairro Palmas, e fazerem parte de uma lista de espera.

De acordo com Carla Melissa Lima, funcionária do Centro de Bem Estar Animal, a ideia dessa campanha surgiu com o grupo de proteção Protetoras Independentes de Governador Celso Ramos que percebeu essa demanda de pessoas que não encontravam clínicas veterinárias no município. 

Em outubro de 2019, o grupo organizou um evento para arrecadar fundos para custear as cirurgias e levantar inscrições de interessados na castração de seus animais de estimação. Com o valor arrecadado e os dados levantados, a prefeitura, como contrapartida, contratou a unidade móvel, os profissionais e possibilitou a campanha.

Espera-se que a iniciativa ajude a reduzir a população de animais abandonados em Governador Celso Ramos. Só no centro de Bem Estar Animal 80 cães (entre adultos e filhotes) estão à espera de um novo lar.

Para os pets, a castração traz muitos benefícios, como o aumento de sua longevidade, diminuição da agressividade e reduz o risco de desenvolver doenças, como o câncer.

Cuidados pré-operatórios e restrições

Antes da cirurgia, recomenda-se que os pets estejam em jejum de 8 horas de alimentos sólidos e 4 horas para líquidos e, preferencialmente, estar com as vacinas em dia. As únicas restrições são para animais muito velhos, cardiopatas, debilitados ou raças com focinhos curtos, como shitzupugbuldogs, pequinês e gatos persa.

GOVERNADOR CELSO RAMOS PROMOVE CAMPANHA DE CASTRAÇÃO GRATUITA
GOVERNADOR CELSO RAMOS PROMOVE CAMPANHA DE CASTRAÇÃO GRATUITA

Fonte: https://www.governadorcelsoramos.sc.gov.br/

Deixe uma resposta